Tamarack Aerospace será representada no Brasil pela Solojet Aviação
Empresa norte-americana desenvolve sistema de Active Winglets para jatos Cessna Citation 525
![]() |
A Solojet Aviação, com base do aeroporto de Jundiaí – SP, foi designada pela Tamarack Aerospace como primeiro representante de vendas de seus produtos para a América Latina. A empresa é a desenvolvedora e detentora dos STC’s para instalação dos ATLAS Active Winglets para a linha 525 da Cessna.
Os Active Winglets proporcionam melhora significativa do desempenho dos jatos Cessna da família Citation 525, que incluem: Citation Jet, CJ1, CJ1+, M2, CJ2, CJ2+, CJ3 e CJ3+. Dentre as melhorias de performance, destacam-se:
- Redução do consumo de combustível e emissões de CO2;
- Aumento de alcance devido a redução do consumo;
- Redução do tempo de subida para o teto operacional;
- Melhor performance em aeroportos “hot and high”;
- Aumento do MZFW (Maximum Zero Fuel Weight);
- Aumento de capacidade de carga paga (passageiros ou combustível);
- Melhora na performance de subida em condição monomotor;
- Aumento da estabilidade e conforto durante o voo;
- Melhor presença de rampa e retenção de valor na revenda futura.
A instalação do sistema Active Winglets é rápida e simples. Não é necessário a instalação de reforços estruturais nas asas, o que resultaria em aumento de mão de obra para instalação bem como aumento de peso. Graças ao mecanismo de alívio de pressão aerodinâmica que é instalado juntamente com os winglets, a instalação ocorre de forma rápida, econômica e sem aumento significativo de peso na aeronave.
Em muitos casos, graças a melhoria de performance e alcance, a instalação de winglets faz com que a eventual troca de aeronave por uma que voe mais longe possa ser evitada ou postergada, de forma com que a economia seja imediatamente percebida pelo proprietário da aeronave.
Caso a necessidade do operador não seja aumento do alcance simplesmente, a redução dos custos operacionais é também significativa justificando o investimento na instalação do kit para economia em todas as etapas. Os ATLAS Active Winglets já estão aprovados pela ANAC para instalação em aeronaves no Brasil.
Siga-nos