< Voltar

Quest Aircraft lança Kodiak 100 Series II

Turboélice utilitário recebe diversos aprimoramentos

Envie a um amigo Curtir
Tweet

06/05/2018

Quest Kodiak Series II

 

Uma década após a entrega do primeiro Kodiak, a Quest Aircraft lança o Kodiak 100 Series II, a nova geração do consagrado monomotor turboélice utilitário. A fabricante norte americana já havia feito algumas melhorias no modelo ao longo dos anos, mas essa é a primeira vez que a empresa lança um pacote de upgrades realmente significativos.

O Kodiak 100 Series II oferece a nova suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi como equipamento padrão, incluindo visão sintética, tela exclusiva para configuração de peso e balanceamento, possibilidade de escolher opções rotas de aproximação visual, processadores muito mais rápidos e diversas outras melhorias em relação ao Garmin G1000.  Um indicador de ângulo de ataque também foi incluído no painel, item essencial para manobras STOL em operações de transporte utilitário e em pistas curtas com terreno acidentado, situações para qual o Kodiak foi especialmente projetado.

Entre as outras melhorias, o cockpit ganhou dois porta-luvas adicionais e viseiras mais ergonômicas com proteção UV. Na cabine, a porta de carga foi redesenhada e teve seu peso reduzido. Os selantes da fuselagem também foram aprimorados para reduzir o ruído interno. Como item opcional, um ponto único de abastecimento pode ser instalado, permitindo reabastecer ambos os tanques ao mesmo tempo.

O Kodiak é um monomotor turboélice equipado com o famoso motor Pratt & Whitney PT6. A aeronave pode transportar até 10 passageiros e é capaz de decolar de uma distância de 300 metros com o peso máximo de 3300 kg e velocidade de subida de 1.300 pés/minuto. Seu preço aproximado é de US$ 2,15 milhões nos EUA.

Redação FlightMarket