Phenom 300E se torna o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0,80
O modelo também recebeu melhorias de desempenho, conforto e tecnologia.
![]() |
O Phenom 300E, da Embraer, atingiu a velocidade de Mach 0.80, o que o torna o jato executivo single-pilot mais rápido do mercado. O modelo também conta com uma cabine ainda mais silenciosa e atualizações na aviônica que incluem proteção contra o fenômeno conhecido como tesoura de vento (windshear) e um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista – a primeira tecnologia do tipo a ser desenvolvida e certificada na Aviação Executiva.
Com os avanços, o Phenom 300E passa a oferecer velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR. A aeronave pode transportar até 10 pessoas, incluindo 1 ou 2 tripulantes, dependendo da configuração.
Em termos de conforto, o Phenom 300E agora conta com uma cabine ainda mais silenciosa, com trilhos para os assentos do piloto e copiloto cerca de 40% maiores, proporcionando mais espaço para as pernas no cockpit, além de uma nova opção de design interno premium, conhecida como Bossa Nova. No que diz respeito à redução de ruído, as melhorias minimizaram significativamente os ruídos na cabine de bordo, durante o embarque, e os ruídos de alta frequência.
Para oferecer tecnologia incomparável na categoria, o Phenom 300E está recebendo uma atualização aviônica que incluirá um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista, proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA, Datacom e muitos outros sistemas. O sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atuará como um “piloto adicional”, avisando quando a aproximação da aeronave for muito íngreme ou muito veloz, aumentando a consciência situacional. A Embraer patenteou essa tecnologia tornando-se o primeiro fabricante na Aviação Executiva a desenvolver e certificar uma tecnologia do tipo. A nova proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear) poderá alertar os pilotos sobre as condições de proteção contra o vento com maior antecedência, ajudando-os a preparar e manobrar a aeronave, a fim de minimizar condições adversas. Além disso, o Phenom 300E agora conta com conexão 4G via Gogo AVANCE L5.
Com essas melhorias, a premiada nova edição do interior Bossa Nova, originalmente lançada em 2018 para o os jatos Praetor 500 e Praetor 600, agora é também uma opção disponível para o Phenom 300E. O interior de estilo premium conta com materiais de fibra de carbono, costura sofisticada e coloração preto-piano. Inspirado nas famosas calçadas do Rio de Janeiro, o design do acolchoado personalizado é complementado pelos detalhes de costura e as cores exclusivas do divã. O interior mais recente e avançado da Aviação Executiva da Embraer, do Praetor 600 Bossa Nova, foi premiado como melhor design do ano no International Yacht & Aviation Awards 2019, em Veneza (categoria Design de Interiores VIP).
As entregas do aprimorado Phenom 300E começarão em maio de 2020; alguns dos recursos são opcionais.
Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em dezembro de 2009 e detém mais de 50% de participação no segmento de jatos leves desde 2012. A aeronave está em operação em mais de 30 países e sua frota já acumula mais de 1 milhão de horas de voo.
Veja anúncios de jatos EMBRAER à venda no FlightMarket.
Fonte: Embraer
Redação: FlightMarket
Siga-nos