Daher recebe certificação da FAA para o novo TBM 940
Turboélice recebeu autothrottle e sistema automático de degelo.
![]() |
A fabricante francesa Daher (veja anúncios aqui) recebeu a certificação da FAA para o TBM 940, o mais novo modelo da sua consagrada linha de turboélices. A aeronave conta agora com sistemas de autothrottle e degelo automático, além dos já inclusos controle de estabilidade, descida de emergência e proteção contra queda de velocidade, tudo isso incorporado à aviônica touchscreen Garmin G3000.
O autothrottle é integrado ao sistema de piloto automático e é acionado por uma única alavanca de comando, que ajusta a potência do motor Pratt & Whitney PT-6A-66D de acordo com o perfil de voo e velocidade pré-definido pelo piloto. A Daher afirma que o TBM 940 é o primeiro turboélice com comando de autothrottle totalmente integrado ao piloto automático.
Outro item de segurança adicionado ao TBM 940, o sistema de degelo é acionado automaticamente ao detectar formação de gelo na fuselagem, hélice, para-brisa ou separador de partículas, exibindo uma mensagem de alerta na suíte Garmin G3000 indicando ao piloto para reverter para o modo de controle manual.
Além dos novos itens de segurança, a Daher também aproveitou para atualizar o design da cabine com itens opcionais de conforto, armazenamento e privacidade, oferecendo novos assentos, isolamento térmico adicional nas paredes laterais da cabine, nova prateleira central, tomada 115V e portas USB adicionais no painel traseiro.
A Daher anunciou o lançamento do TBM 940 em março e apresentou o modelo em junho no Paris Air Show logo após receber a certificação da EASA e entregar a primeira unidade à um cliente britânico. A fabricante continua a oferecer o TBM 910, que vem equipado com aviônica Garmin G1000, porém sem os novos itens do 940.
O TBM 940 tem preço de tabela de USD $4,35 milhões (FOB), que pode variar dependendo dos opcionais.
Clique aqui para ver anúncios de aeronaves Daher TBM à venda no FlightMarket
Redação: FlightMarket
Siga-nos